quarta-feira, 19 de maio de 2010

Todos querem ir ao quadro


Meninas e meninos de braços no ar, a pedirem para ser eles a responder à pergunta. É que não se trata de uma qualquer ardósia ou quadro branco de tinta, o quadro onde é exposta a matéria e os exercícios da aula é o QIM - Quadro Interactivo Multimédia.
Mas o que é um quadro interactivo afinal???
É um dispositivo de apresentação que é ligado a um computador. As imagens do computador são projectadas para o quadro através de um projector digital, onde podem ser vistas e manipuladas. O quadro é sensível ao toque, no qual, com uma caneta electrónica, é possível escrever, desenhar, salvar, apagar e partilhar a informação. Os utilizadores podem controlar o software no computador ou no próprio quadro.

O primeiro contacto dos alunos do 5º ano com o quadro interactivo foi muito positivo e a sua utilização foi quase intuitiva. O software dinâmico e as ferramentas inteligentes mantiveram os alunos activos, motivados, atentos e muito participativos.
O quadro interactivo deu vida à aula de EVT, possibilitou uma grande interacção do grupo, criando uma atmosfera de inspiração e de aprendizagem.

O nosso amigo Qim é de facto bastante atractivo aos olhos dos alunos e professores devido a todas as suas potencialidades e pode ser o mote para uma grande mudança!

3 comentários:

martinha disse...

Parabéns Helena pela aula interactiva!
É pena não ver por cá também os "meus" meninos...

Fernanda Santos disse...

Qual PTE qual quê, assim é que é, senhoras professoras de EVT do 5º5.
Parabéns e continuem.
É preciso solicitar quadro interactivo para a vossa sala de EVT!

Ângela 5º6 disse...

olá stôra,
eu ainda não tive oportunidade de ir ao quadro, mas tenho a certeza que vou poder ir.
Pelo que os outros elementos da turma dizem, o quadro é muito divertido.
Beijinhos
Ângela nº4 5º6