quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Carnaval de Veneza

O Carnaval de Veneza teve a sua origem a partir da tradição do século XVII. Ao contrário do que muitas vezes se pensa, não foi adoptado pela sua beleza, mas sim, pela liberdade que dava à sociedade conservadora da época, a nobreza disfarçava-se para sair e misturar-se com o povo. Enquanto durava o carnaval, quase tudo era permitido e ninguém era identificado.

As máscaras são o elemento mais importante deste carnaval. Os trajes que se usam são característicos do século XVIII: roupa de seda negra e chapéu de três pontas. Desde 1979 foram sendo somadas outras cores aos trajes, embora as máscaras continuem a ser brancas, prateadas e douradas.

Actualmente, o carnaval veneziano enche Veneza com milhares de turistas. Ao contrário de outros carnavais, onde costuma haver muita agitação e muito barulho, nomeadamente nos carnavais portugueses e brasileiros, o Carnaval de Veneza, é bastante silencioso, convidando os turistas a observarem a espectacularidade das máscaras e dos trajes.

2 comentários:

Ângela 6º6 disse...

Olá
Estamos na época do Carnaval, uma época de que gosto muito, não deixo de me mascarar.
Este vídeo sobre o Carnaval em Veneza deixou-me mesmo com imensa vontade de ir visitar Veneza e ver este belo desfile de Carnaval que me parece bastante agradável.

Beijinhos.
Ate segunda (:

helena disse...

Olá Ângela,

as tuas "pinceladas" dão briho às cores da colina.

Beijinhos