segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Palavras e pensamentos em RGB

Sem luz não existe cor!
A cor é um elemento muito importante na linguagem visual: influencia o nosso comportamento, transmite mensagens e sensações.
As cores podem ser obtidas pela combinação e mistura de pigmentos-tintas ou através da projecção e combinação da luz colorida.
A base das cores-pigmento são o amarelo, o magenta e o azul ciano. Com a combinação e mistura dessas três cores podemos obter um número infidável de outras cores. Aprende mais aqui.
A base das cores da luz projectada, a que também se chama mistura aditiva, são o vermelho, o verde e o azul (Red-Green-Blue - RGB). Este sistema é utilizado na reprodução de cores em dispositivos electrónicos, cada vez mais presentes no nosso dia a dia.
O mini-documentário de Eduardo Morais mostra-nos o funcionamento do modelo aditivo de cores RGB.

1 comentário:

Ângela 6º6 disse...

Olá stôra,
com bastante atenção e empenho vi este vídeo na aula de EVT, mas ainda tinha ficado com algumas questões a "esvoaçarem-me" pela cabeça acerca da cor. Quando tive oportunidade vi o vídeo com atenção, tentei decifrar as questões e... consegui. Realmente este assunto é bastante interessante e colorido, até faz alguma impressão ao ver certas cores, como o verde alface e o azul ciano.
A cor é mesmo MARAVILHOSA!!
Beijinhos