quarta-feira, 30 de setembro de 2009

A Letra






A nossa escrita tem como base um alfabeto fonético, a cada LETRA corresponde um som.
Todos já desenharam letras, cada um à sua maneira e ao seu gosto pessoal. O desenho das letras pode ser feito com grande liberdade de expressão.
No entanto é importante saberes que para a identificação da tua capa não podes deixar de ter em conta alguns aspectos muito importantes como a facilidade e rapidez da leitura, a forma e a cor. Para desenhares letras podes recorrer à utilização de uma quadrícula (papel quadriculado) ou linhas de construção. A quadrícula e as linhas de construção servem para ajudar a definir a altura, a largura, a espessura e a separação das letras.
Se quiseres saber mais vê a seguinte apresentação.


terça-feira, 29 de setembro de 2009

Nova sala

Ao longo dos últimos três anos lectivos trabalhei na Sala 21. Uma sala ampla, com muita luz e vistas para a Horta e balneários de Educação Fisica. Confesso que estava habituada ao espaço, sabia onde encontrar o que precisava, onde podia ou não mexer... Conhecia cada canto, percorri quilometros contornando as mesas de trabalho.
Este foi um ano de mudanças: os pares pedagógicos, os alunos, o pavilhão, a sala...
A nova sala está instalada num pavilhão distinto da escola e será o principal cenário da minha actividade lectiva este ano. Tem as mesmas vistas, apenas de um ângulo diferente e uma visão priveligiada do Campo de Jogos, para consolo dos olhos mais distraídos.
Um espaço preparado para receber turmas de 28 alunos, apertadinhos, mas há sempre lugar para mais alguns.
Bem-vindos à Sala 11

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Festival de Mimos


A Avenida da Liberdade encheu-se de Mimos, no II Festival de Mimos de Braga.
A iniciativa promovida pela Câmara Municipal, tem como principal objectivo promover a animação nas ruas da cidade.
Este festival de carácter lúdico/cultural envolveu vários grupos de crianças, oriundas de diversos estabelecimentos de ensino do concelho.
A escola EB 2,3 Frei Caetano Brandão esteve muito bem representada por um grupo de alunos do 6º8 orientados pelos professores Francisco Silva, Carla Simões, Tânia Sobreiro e Rosa Sarmento. Trajados a rigor, os alunos, representaram o papel de Mimos, levando a arte para a rua.

Neste slide há uma fotografia que não pertence ao conjunto.

És capaz de descobrir a fotografia pirata?

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Recepção aos alunos

Logo pela manhã a escola ficou repleta de caras novas e curiosas. Hoje foi o primeiro dia para os alunos do 5º ano. Pelas 9.00h aglomeravam-se na cantina da escola para ouvirem atentamente o Director que lhes dirigia algumas palavras de boas-vindas. Depois acompanharam os respectivos Directores de Turma até uma sala e após uma longa conversa fizeram uma visita guiada a todos os espaços escolares.
Os alunos do 5º ano foram os primeiros, as actividades encerraram com a recepção aos 8º e 9º anos no final da tarde.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Agir contra a Gripe A em contexto escolar


O AVEOC disponibiliza o Plano de Contingência no Agrupamento.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Ao trabalho...

Os Professores do Agrupamento apresentaram-se no dia 1 de Setembro e foram muito bem recebidos pelos vários elementos da Direcção. Ao longo de duas semanas todo o trabalho será no sentido de prepararem o arranque do ano lectivo 2009/10.
A recepção aos alunos será no próximo dia 14 de Setembro.
Um bom ano para todos!