quinta-feira, 29 de maio de 2008

O que fazemos nas aulas de Educação Visual e Tecnológica?

Os alunos estão a aprender a reciclar e reutilizar materiais de uma forma criativa e económica, para produzir novas imagens, ideias e objectos. Utilizar criativamente materiais de desperdício: plásticos, latas e caixas de diversos tamanhos, tubos, paus, botões, pregos, fios, lãs, papéis, cartões, bocados de madeira,... desenvolvendo atitudes de responsabilidade e compromisso para com o ambiente.
Cada vez mais os restos – resíduos – não deverão ser lixo. A reutilização dos materiais usados, quando possível, é a mais nobre das suas finalidades.
Qual o objectivo de toda esta produção?
Em breve o “mistério” será desvendado!

terça-feira, 20 de maio de 2008

Artistas do 6º ano

É verdade, a grande maioria acertou, os artistas são realmente alunos do 6º ano.
O trabalho apresentado é um conjunto de pinturas a guache em papel de formato A3 que foram recortadas e restauradas com lápis de cor.
O guache é constituído por pigmentos coloridos moídos em pó aglutinados com um pigmento plástico e pigmento branco opaco. Diferencia-se da aguarela pela sua qualidade opaca, as cores claras podem ser colocadas em cima de outras mais escuras, desde que já secas.
Na idade média já se usavam guaches nas iluminuras. Muitos artistas o usaram desde aí até aos nossos dias. Embora o guache seja principalmente uma técnica de pintura é também usado muitas vezes para desenho ilustrações ou trabalhar em conjunto com materiais variados de desenho.
Os alunos abordaram a cor de uma forma divertida e criativa. Diluíram, misturaram, experimentaram e brincaram com as cores. Este tipo de trabalho proporciona experiências educativas que podem despertar o gosto pela pintura.
Eis o resultado…

sábado, 10 de maio de 2008

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Alargar horizontes

No próximo dia 19 de Maio, os alunos do 5º ano, das turmas 5, 6, 7 e 8, da Escola E.B. 2/3 Frei Caetano Brandão, irão realizar uma visita de estudo à Fundação Serralves e ao Parque Biológico de Vila Nova de Gaia.
Um dos objectivos desta visita é promover a ligação entre a comunidade escolar e o meio.
A Fundação Serralves é uma instituição cultural que tem como missão sensibilizar o público para a arte contemporânea e o ambiente.
O Parque Biológico de Gaia mostra parte do património natural e cultural do nosso país (flora, fauna, clima, arquitectura rural, usos e costumes), alertando para a necessidade da preservação do meio ambiente.
Saída da escola às oito horas e vinte minutos e chegada prevista às dezoito horas.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Nomes coloridos

Estas são as capas onde os alunos guardam os seus trabalhos como se fossem pequenos tesouros. Vão-nas enchendo de cores, fazendo crescer fantasias, dando formas, criando sonhos… Um mundo mágico cheio de viagens entre folhas brancas, lápis, tintas e pincéis.


terça-feira, 6 de maio de 2008

As cores na Natureza

Olhamos à nossa volta e vemos uma imensidão de cores. Todas as cores estão na natureza ! Cores infinitas, que brilham, que gritam e que se transformam. Cores que marcam o universo da vida. As cores da Natureza são um verdadeiro boletim meteorológico.
Observamos a cor da paisagem, das flores, das aves, do mar e sentimos a estação do ano e até se o dia está quente e cheio de sol ou cinzento e chuvoso.
À nossa volta, as cores da Natureza multiplicam-se numa infinita variedade luminosa.
O despontar das cores branca, amarela e rosa das flores anuncia-nos a Primavera. Cada flor ou cada folha pode ser única no seu colorido, contribuindo assim para o nosso prazer. Porque tratamos tão mal a Natureza, quando ela insiste em oferecer-nos imagens como estas?