quinta-feira, 5 de junho de 2008

Dia Mundial do Ambiente – 5 de Junho – numa escola de Braga

A EB 2/3 Frei Caetano Brandão, apesar dos chuviscos, começou o dia com uma fisionomia completamente diferente – esculturas ao ar livre, produzidas em materiais reciclados, ilustraram as preocupações dos alunos sobre alterações dos ecossistemas, sobre os problemas da poluição e a necessidades do uso de formas mais ecológicas de produção de energia.
Durante largas semanas as aulas Educação Visual e Tecnológica foram palco de estudos e propostas que levaram à montagem e animação de todo o espaço de entrada da escola, tendo em vista a comemoração do Dia Mundial do Ambiente – objectivo francamente conseguido.

São abelhas que esvoaçam, lagartas que rastejam flores que desabrocham, cogumelos e joaninhas, a par com espantalhos e até uma criança com o globo ao colo e um adulto que pedem ajuda para cuidarem do Planeta, numa exposição plena de intenção, plasticamente bem conseguida e muito adequada ao local, que não deixa de ser também um marco na formação global desta comunidade educativa.

Até animais mais exóticos se juntaram à festa – minhocas, tartarugas, girafas e galinhas – num contexto de festa de alegria, que ilustra a vontade de termos um mundo melhor, onde todos respirem.

As eólicas contribuem também para o ambiente cinético e dinâmico que com grande participação e interesse as centenas de alunos se revêem nos trabalhos que afanosamente elaboraram, congregando também os pais que os ajudaram a trazer para a escola os materiais para reciclar, envolvendo-os no processo formativo e revitalizando laços que a interacção sempre favorece.

Vale a pena visitar esta exposição, este episódio de alegria e optimismo, que irá estar patente até ao final do ano lectivo (se o tempo ajudar) uma vez que muitos dos materiais usados são biodegradáveis.

O Grupo de EVT

2 comentários:

Teresa Barbosa disse...

O blogue reflecte em absoluto a força em prol da defesa do ambiente que está patente na "sala" de entrada da escola.
Os meus parabéns aos alunos do 2º ciclo e aos professores de EVT pelo contributo que deram para a divulgação das causas ambientais.
É de pequenos/grandes obras que se alimentam as boas causas ...
A consciência ambiental desenvolve-se com reflexões e vivências ... foi isso que conseguiram.
A EB 2/3 Frei Caetano Brandão (BRAGA) está a tornar-se uma escola de referência ao nível ambiental ...ESTÁ DE PARABÉNS.

mundo azul disse...

Pelos seus comentários, deve ter ficado uma beleza! Li a menção no jornal aí em cima...Gostei de conhecer seu espaço!
Beijos de luz e um final de semana maravilhoso...